segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Já me lixaste, Fisk
Escrevi que Robert Fisk veio a Lisboa falar de quão mau é o jornalismo hoje. Eu estou na profissão há um ano e também acho que o jornalismo dos meus dias vai deixando muito a desejar. Há razões para isso. Na impossibilidade de mais, deixo uns exemplos concretos sobre o que acho que é um desses motivos.

Ninguém dirá que há jornalistas suficientes na sua redacção, seja um jornal, uma rádio ou uma televisão, para o volume de informação que é produzido e tratado diariamente. Um número limitado de mãos exige que cada par produza mais do que uma coisa, uma notícia, uma história, durante um dia de trabalho — em cada redacção são raros os que não têm de o fazer. Por aí se percebe que a especialização hoje não existe e a prática declarada em vários órgãos de comunicação foi mesmo acabar com as editorias, os supostos especialistas. Mantêm-se o desporto e a política, com equipas mais ou menos definidas, e os jornalistas que habitualmente e pela antiguidade tratam a justiça e a economia, e pouco mais. Sem especialização os conhecimentos de uma temática são superficiais, os erros e as imprecisões são comuns, e é com facilidade que se aceita o discurso oficial por não se possuir o conhecimento necessário a que num segundo se faça luz e se nos perguntemos “epá, espera, então e?...”.

Imagine-se isto.

Às nove da noite de um domingo o senhor Secretário de Estado da Educação liga para as redacções das rádios nacionais oferecendo-se para anunciar e explicar um despacho assinado naquele dia e que altera o Estatuto do Aluno. A conversa tem de ser gravada já, não pode ser daqui a uma hora. O despacho não pode ser fornecido previamente porque só amanhã vai ser tornado público e, afinal, é para isso que o senhor Secretário de Estado está a ligar.

A um domingo à noite a redacção de uma rádio está reduzida ao mínimo indispensável, com o editor de serviço e um ou dois jornalistas mais, e talvez um estagiário curricular de uma universidade qualquer. Não há ninguém especialista ou que trate habitualmente os temas de Educação para poder questionar convenientemente o senhor Secretário de Estado, que assim acaba por dizer o que bem entender durante cinco minutos sem questões lá pelo meio. Na hora seguinte a “notícia” já está no ar, a não ser que tenha embargo até às sete da manhã, que é quando começa o horário nobre da rádio. O modus operandi é o mesmo para as obras públicas que são inauguradas ou lançadas à segunda-feira de manhã.

À noite nenhum editor de serviço vai recusar gravar o senhor Secretário de Estado se ele não aceitar fornecer previamente os documentos e ainda esperar uma hora para que a redacção tenha tempo de ligar ao colega que costuma tratar aqueles assuntos e perguntar “ouve lá, isto é novo? isto é bem assim? isto é notícia?” Nenhuma rádio vai deixar de gravar o governante porque não pode correr o risco de, na manhã seguinte, a concorrência ter o senhor Secretário de Estado no ar, gravado da noite, e nós não.

Na manhã de segunda-feira a rádio não conseguiu evitar ser um veículo de informação governamental sem questionamento, sem análise, sem profundidade, apenas a mensagem original, pura e dura. Neste caso será de esperar que nessa noite as televisões tragam o assunto já dissecado, e no dia seguinte os jornais ainda acrescentam mais alguma coisa. Mas o que se assiste é que na segunda-feira à noite a televisão replica a mensagem original e o jornal do dia seguinte não faz qualquer análise ou contraditório. Isto não é bom jornalismo.

Imagine-se outro caso que, há uns dias rezou assim.

Chegado à rádio antes das 13h, o dia começou com um problema informático que me apagou tudo o que pertencia à minha área na rede, emails, agenda, ficheiros, etc. Os técnicos demoram uma hora para resolver o meu problema e repor o meu computador como estava na sexta-feira passada, paciência, enfim, mas finalmente posso trabalhar. Perdi uma hora, aquela que uso para olhar a imprensa estrangeira e passar em revista o que a manhã e a imprensa produziram nas minhas áreas de interesse. Paciência e enfim outra vez, bebi um café, olhei os jornais em papel, conversei com uns colegas.

Às 14h falta uma hora para o primeiro noticiário da minha equipa. Escrevo duas notícias de internacional e a cinco minutos da hora vou a correr gravar uma peça de uma repórter que está numa reunião do Governo com sindicatos, pelo meio a secretária da redacção vem dizer-me que tenho a engenheira da DECO ao telefone para a entrevista marcada de véspera, peço-lhe que adie a coisa por 20 minutos, continuo com a repórter em linha, ao telefone, e ela engana-se e eu tenho de editar o som, corro de novo para a redacção e escrevo os dois parágrafos que vão dar entrada à peça, imprimo e corro para o estúdio onde o noticiário está a começar, peço para alinhar a peça que recebi pelo telefone, entro com o texto estendido na mão e dou-o ao editor. Começou.

Às 15h10 estou de volta ao meu posto, tiro um café, reúno as folhas que vou levar para o estúdio e às 15h15, mais coisa menos coisa, já estou à conversa com a minha entrevistada. A entrevista dura uns 10 minutos, não preciso mais, o assunto é muito concreto, e regresso à redacção onde tenho que escrever uma síntese de notícias para ler às 16h, quatro andares acima, noutra rádio do grupo. Pelo meio ainda actualizo as notícias de internacional da hora anterior e quando faltam oito minutos tenho que pegar nas folhas e arrancar para o microfone. A entrevista que fiz é para uma peça para a manhã seguinte.

Regresso a tempo de ouvir o final do noticiário das 16h na rádio principal e até às 17h tenho que tentar ligação com um Ministro que está no estrangeiro para conversarmos sobre o Conselho Europeu que decorre em Bruxelas, o que consigo apenas já perto das cinco da tarde. A entrevista demora uns 15 minutos e traz novidades, uma suposta antecipação ao que Bruxelas vai anunciar mais logo, e preciso perceber melhor e avaliar, o que me vai obrigar a reler algumas peças que fiz nos últimos tempos sobre o assunto, ligar ao nosso repórter em Bruxelas para ele me dar um olhar pelo que se discute, acerca daquele assunto, lá no Conselho e nos corredores do Conselho, e ainda discutir com o editor. Mas antes das 17h é-me pedido que escreva um texto para recuperar um material de cultura que passou de manhã, pelo que tenho de ouvir os sons, ler o texto da manhã e arranjar uma nova abordagem.

Não vou ao estúdio ouvir o noticiário das 17h porque a próxima hora vai ser muito apertada. Começo por adiantar uma nova síntese de notícias que vou ter de ir ler às 18h ao quarto andar, enquanto espero feedback do nosso homem em Bruxelas vou cortando dois sons de um bruto que gravei na véspera para uma peça de cultura que me tinha sido pedida para as 19h de hoje, Bruxelas demora e tenho tempo de terminar a peça e ir gravá-la ao estúdio e entregar ao editor, pego novamente e termino a tal síntese, a cinco minutos de ter de subir ao quarto andar pedem-me que dobre um inglês para montar numa peça que veio de não sei onde, vou para o estúdio e faço-o e só me resta tempo para chegar ao computador e dar ordem de impressão da tal síntese, agarrar nas folhas e subir.

Regresso a meio do noticiário das 18h da rádio principal, mas mais uma vez não o vou ouvir. Começo a tentar perceber onde vou cortar o Ministro, o que vou retirar da entrevista que lhe fiz, dois sons não muito extensos, 40 segundos cada um no máximo, espalho as folhas com o contexto em cima da secretária, corto e colo, corto e colo, ligo para Bruxelas e recebo algumas indicações, telefono a um editor que trata aqueles assuntos há dez anos para me ajudar a perceber as implicações da questão que tenho em mãos, corto e colo, escrevo e reescrevo, peço que um par de olhos frescos reveja o texto rapidamente, dou por fechado o trabalho e entrego ao editor. Em poucos minutos tenho de escrever uma nova síntese de notícias para ler no quarto andar e é quando estou a terminar que me pedem que faça uma nova dobragem, não há mais ninguém?, pergunto, é que tem de ser um homem e o coiso está ocupado e o outro não sei quê, respondem-me, e pego nas folhas e mecanicamente dobro os 30 segundos do mesmo inglês da hora passada. Corro para o quarto andar quando faltam poucos minutos para as 19h e gravo a síntese, não fico para a conversa com aqueles meus colegas que vejo todos os dias, com quem trabalho todos os dias, os do quarto andar, porque tenho de descer rapidamente para a redacção e o editor está a entrar para o estúdio.

Às 19h o técnico está ocupado a resolver um problema com a ligação em directo para um repórter entrar no noticiário e eu entro em estúdio com o editor e faço no computador o alinhamento dos sons que ele vai usar naquele jornal, termino já ele começou, saio para a cabine técnica, o técnico agradece-me o jeito, “ora essa”, respondo, “estamos cá é para isto” e pego numa folha e numa caneta para apontar e anotar este noticiário. É que daqui a pouco mais de 20 minutos sou eu que faço a síntese de notícias das 19h30 neste mesmo canal.

O noticiário acaba e a peça de cultura que me tinha sido pedida para as 19h caiu. Na redacção escrevo a síntese, termino a dois minutos de entrar no ar. Quando regresso a editora do turno seguinte, da noite, diz-me “ouvi dizer que tens um Ministro para mim?”, e ouviu bem. A pouco menos de meia hora para terminar o meu turno tenho de reescrever o material do Ministro e recortar um novo som para as 21h. Parte da minha equipa vai embora, há sempre quem saia mais tarde, hoje eu também sou um deles, saio das 21h30, e sinto que um comboio me passou por cima. Fiz muito, mas será que fiz bem? Isto não é bom jornalismo.

E isto é apenas um pauzinho do Mikado.

11 comentários:

Rui Coelho disse...

Dia giro, esse. E à noite, que fizeste?

p.s - fui pra baixo no fim-de-semana, como deves ter desconfiado.

JPC disse...

À noite fui a pé até à Estrela, carreguei um sofá até ao quarto andar, jantei e bebi um tinto bem jeitoso, conversei e pronto.

P.S.: desconfiei... e esta semana?

Rui Coelho disse...

ainda conseguiste acabar o dia a respirar, não sei bem se será pra todos;

p.s - bem, esta semana é tudo igual até quinta, saio tarde, sexta devo ter um jantar, posso claramente não o chegar a ter, e sábado é suposto que tenha outro em que tejas metido ao barulho.

recebeste algum e-mail do tarugo?

Cristina Costa disse...

O jornalismo, como tudo o resto, encontra-se na rua da amargura.
E tem você muita sorte de no meio dessa odisseia não ser gozado, indecentemte na sua cara, de forma velada.
Isso será a cereja alheia em cima do seu bolo.

29 disse...

o senhor do comentário acima, infelizmente, tem razão. Quando tentas fazer o teu trabalho em condições há sempre quem questione mas porque raio estás a perder tempo a questionar e a fazer perguntas, normalmente o editor. Ou quem te diga mas oiça, isto é mesmo assim, hoje somos nós, amanhã são eles, interessa é que isso saia limpinho, percebeu o que lhe expliquei?, nomalmente a fonte que só diz o que lhe interessa.

E enquanto isso estamos entupidos em trabalho e fechamos olhos e ouvidos ao sentido de ética enquanto tentamos fazer o nosso trabalho bem o suficiente para trazer valor acrescentado a quem nos ouve/lê/vê tropeçando nas dificuldades de temas que não conhecemos e esbarrando em fontes que não nos conhecem a nós e enquanto rezamos a todos os santinhos para não fazer asneira, que não venha o desmentido porque a informação foi em off, que não venha o processo em tribunal.

E enquanto isso andamos a brincar aos jornalistas a tentar ignorar o facto de que isto é demasiado sério para ser uma brincadeira.

No meio do teu relato, de qualquer modo, por muito caricato que seja (eu sei bem o que acontece por aí, isso até foi um dia normal!!!), fizeste-me ter saudades da rádio.

E só por causa de ritmos dou-te o exemplo de uma quinta-feira minha de fecho: acordo às sete da manhã, às oito estou a conversar um senhor importante da praça nacional, tudo em off, estou fora do tema porque só agora comecei a acompanhar, é quente e complexo e nao me é permitido gravar, duas horas depois estou na redacção às voltas com as minhas notas a decidir por onde pego, olho para o plano do jornal, duas páginas para esse tema, divide isto em tres, diz-me o editor, eu às aranhas a rezar para que os diários não me queimem amanha, preciso de fazer telefonemas, ocupo o resto da manhã com isso, senhor doutor, senhor engenheiro, escrevinho alinho ideias, descubro duas novas histórias, vou propor, a página que tinha escrito de véspera cai para que entre uma nova, consigo negociar a última, com esta brincadeira já tenho quatro páginas, ainda há aquela secção fixa que é sempre minha, faço isso à hora de jantar, que é na secretária, despejo mais de dez mil caracteres num dia, a tentar pensar sobre quatro temas totalmente diferentes que não conheço, fazer a leitura política, por picante o suficiente para ser apelativo mas ter cuidado para não ser facciosa, já fumo à secretária um cigarro atrás do outro, continuo ao telefone e são duas da manhã, esta gente não dorme? ainda é preciso fazer a primeira página, depois espero que me leiam e só às quatro da manhã estou a chamar um táxi que me arraste até casa.

Queres trocar? :)

Rui Coelho disse...

talvez me sinta cada dia melhor se começar a bisbilhotar o que é um dia de trabalho na vida dos leitores do pudim. haja gosto pra seguir com o que se faz.

Cristina Costa disse...

Caro Rui
Desculpe, mas discordo.

Só podemos ter gosto no que fazemos,( e não, não sou jornalista) quando o sabemos bem feito.
Não creio que alguém com dois dedos de testa seja feliz por saber-se mediocre.

Haja gosto no que se faz, talento, apetência, brio.
Tudo isso se desvanece quando o editor faz cara feia e você pensa nas centenas de inuteis pré-formatados que podem ocupar o seu lugar amanhã, pensa nos seus compromissos e rápidamente conclui, e desculpe o mau português, "Que se foda o profissionalismo, tenho contas para pagar".
Isto pensa você, e pensa a Nação, por mais que não o queiram admitir.
A responsabilidade nunca é sua. Se fizer asneira, cumpriu ordens, engrenou no sistema. Se não fizer asneira passa a ser um frustrado por saber que é mediocre cercado de mediocres. Se conseguir não se sentir frustrado, parabéns, será o editor de amanhã.

Uma visão dura?
Muito.

Rui Coelho disse...

posso ter utilizado o verbo errado pra verbalizar a coisa certa: era um elogio que deixava aqui a todos, que nos aguentamos nesta e noutra profissões nas condições já descritas. sem outra intenção.

conheço casos de quem compreensivelmente sentiu ter atingido o limite; deixou o pormaior das contas de fora, não aguentou.

C. disse...

Questões do meu dia-a-dia, aqui muito bem descritas. Muitas vezes chego ao fim do dia com a sensação de que não questionei o suficiente, que faltaram questões, outros ângulos...

Carlos Calaveiras disse...

caro JPC, levantas questões bastante pertinentes com que somos confrontados todos os dias.

esta vida de "clinicos gerais" que temos que ser, juntamente com a pressão do tempo e da concorrência e a falta de mãos que permitam distribuir melhor o trabalho... levam-nos a "passar" pelas coisas sem a devida atenção e rigor.

e isso é perigoso... não só para nós enquanto profissionais individualmente considerados (que iremos depois ser avaliados pelo que - não - fizemos), como para o órgão de comunicação para o qual trabalhamos e até para o nosso público que pode ficar mal informado e fugir.

há uma frase do jornalista Bill Kovach que cito muitas vezes e que gosto de repetir: "É melhor estar certo, que ser o primeiro a estar errado"...

resumindo, o nosso trabalho é difícil, cada vez mais difícil, com o alargamento dos órgãos de informação À internet e aos blogs... e é uma luta constante para conseguir fazer bem o nosso trabalho com rigor

(repara que escrevi duas vezes rigor e nunca isenção, porque um existe a outra não.)

Cátia Simões disse...

"É melhor estar certo, que ser o primeiro a estar errado"...

Não podia concordar mais. Prefiro perder notícias (embora fique lixada quando as perco) por ser defensiva do que escreve-las sem certezas. Até agora, zero desmentidos... a ver quanto tempo dura!!!