domingo, 22 de janeiro de 2006

Fodam-se todos!
Isto foi suficientemente "validamente expresso"?

Tenho vergonha de viver num país onde um voto branco vale tanto como um nulo, num país em que um voto branco não é "validamente expresso".

Votar branco é o mesmo que um voto com uma cruz mal colocada, fora do quadrado, possivelmente feita por um idoso? Ou com cruzes em todos, como protesto? Ou é o mesmo ainda que um recado escrito no boletim, do estilo "vocês querem é poleiro"? Um voto branco é o mesmo que isto? Um voto branco não é a expressão individual do não reconhecimento do eleitor em nenhuma das candidaturas apresentadas? Caramba!...

Nas eleições de 1969 votavam os homens maiores de 21 anos, ou casados, e as mulheres que fossem proprietárias ou tivessem curso superior. Os analfabetos, nem recenseados estavam. Nos meios rurais, delegados recolhiam os boletins de voto, a fim de serem posteriormente depositados em urna, e a mesa dava-se ao direito de impedir a entrada em urna de votos cujo boletim estivesse sujo. Alguns mais esclarecidos lutavam e acabavam por depositar o boletim, que o lugar para anulações é aquando da contagem, e não antes.

Estamos em 2006. Tenho vergonha de viver num país onde um voto branco não é "validamente expresso".

3 comentários:

JPC disse...

Muhahahaha... Gostei dessa do Saramago. Mas ao retirar-se o significado ao voto branco está a incentivar-se a abstenção... Ou não?

Anónimo disse...

Conheço quem tenha votado no Undertaker

Sergio Denicoli disse...

Se os votos em branco fossem contabilizados isso significa que o presidente eleito não teria alcançado o percentual necessário para se eleger na primeira volta? No Brasil o voto em branco é contabilizado e nas eleições parlamentares ele faz com que o coeficiente eleitoral seja mais alto, ou seja, para eleger deputados os partidos precisam ter mais votos. É uma conta complexa mas é mais justa.