terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A malvada da crise deixou-me a pele muito mais seca
Isto da crise económica mundial é um bocado sério. Ainda não percebi como é que começou — alguém percebeu? — mas não tenho dúvidas de que é bem real. Sinto-o na pele, da cara.

Contudo, sou um privilegiado: ainda tenho emprego. É que isto da crise pode trazer vantagens para aqueles que tiverem trabalho, com a inflação a cair, o petróleo a embaratecer e os bancos centrais a cortar nos juros. Mesmo assim, para mim a crise chegou em má altura. Há um punhado de meses mudei-me de uma zona barata, barulhenta e suja da cidade para um bairro burguês, organizado, sossegado e caro. A casa nova estava vazia, o meu rendimento disponível diminuiu e deixei actividades paralelas, não fui aumentado e não pertenço sequer à geração dos mil euros. Mas eu não desanimo: tenho a receita para vencer a crise.

Durante anos ouvimos apelos à poupança. Pois agora chegou a altura de gastar dinheiro. Se não o fizermos então as fábricas vão mesmo fechar todinhas. Consuma-se — mas procurando o bom e barato, para acautelar o mealheiro, que não sabemos quem é que vai ficar em casa amanhã.

Esta é a história da minha espuma de barbear “hidratante e dermoprotectora com aroma a lavanda”, Ach. Brito. É portuguesa e vem de Vila do Conde, por oposição à L’Oréal “men expert mousse anti-irritação para peles sensíveis com perfume neutro, sem álcool, de alta protecção, com película hidra protectora active defense system que reforça a resistência natural da pele”, que nem sei onde é feita e vinha usando até agora, com excelentes resultados epidérmicos. Mas o combate à crise exige homens de barba rija e não meninos.

A espuma de barbear portuguesa tem o saber e a tradição de pelo menos cento e vinte anos a amolecer o pêlo ao pessoal e ela mesma já está a fazer a sua parte para vencer a crise: a Ach. Brito arregaçou as mangas e comprou no mês passado a concorrente Confiança, de Braga, a segunda mais antiga saboneteira da península ibérica. Agora quer duplicar o volume de negócios e aumentar as exportações, que actualmente já chegam a quarenta países. E não despediu uma pessoa, que se saiba.

Mas a espuma de barbear portuguesa tem mais argumentos. Por exemplo, tem mais glamour. Enquanto a estrangeira está cheia de letras miudinhas difíceis de ler, bonecos a explicar os efeitos especiais e tiradas de marketing como “a L’Oréal aplica toda a sua experiência do tratamento da pele nesta mousse de barbear”, a portuguesa, embora seja espuma e não mousse, não está pejada de frases em grego que ninguém percebe. A rude espuma, e não mousse, está numa lata verde garrafa e é muito mais cosmopolita: as indicações estão na língua de Pessoa, de Shakespeare e de Voltaire. Por fim, cada duzentos mililitros de mousse importada vende-se a cinco euros e trinta e nove cêntimos, enquanto a Ach. Brito traz mais cinquenta mililitros, o que ainda dá umas barbas, e custa apenas três euros e oitenta.

É um facto que a espuma de barbear me deixa as bochechas bem esticadinhas, ardentemente frescas e cheirosas a lavanda, enquanto que a mousse era mais gentil. Mas a L’Oréal gasta balúrdios em anúncios com o Pierce Brosnan e com aquele gajo da série Lost. Uma parte dos quase dois euros que custa a mais vai para o bolso deles e isso não me parece uma atitude correcta em tempos de crise.

A crise é económica, não de valores. Pelo menos até acabar o frasquinho do creme hidratante L’Oréal men expert hydra energetic que uso depois de me cortar todo.

8 comentários:

John Abreu disse...

Porra, e eu que gosto tanto da minha espuma-gel-mousse Axe. É que ainda por cima os anúncios deles são só gajas boas a dizerem que vêm todas a correr pela rua se usarmos aquilo.. (pronto nunca aconteceu, mas a esperança, essa! continua vivinha-da-silva), qual Pierce Brochenan sem pêlos.

Mas pronto, aceito o desafio da crise em barba rija ;) Ach.Brito a bombar

Rui Coelho disse...

há um rapaz que jogava no ginásio de tavira há 11 anos e no outro dia vi na liga dos ultimos que ainda joga que é o caca de galinha que fazia a barba duas vezes por dia ao fim de semana que era para as míudas e assim de repente não me consigo lembrar de coisa mais perfeita do que imaginá-lo no lugar do pierce vrosnan mas a promover a Ach.Brito.

John Abreu disse...

Só podes estar a brincar.. o caca de galinha da barba que se via a crescer em real-time.. na liga dos ultimos!? Tenho de encontrar isso na net..

JAC disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA MUITO BOM!

O melhor post de chocolate do mundo! disse...

Tão bom! :)

Anónimo disse...

Vocês são todos gays:p

Mas eu gosto muito...e assim não picam muito quando damos beijinhos na cara, tal qual amigos de longa data!

B.M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
B.M. disse...

Não sei meus caros amigos, mas sempre ouvi em casa que homem que é homem tem barba. Ao contrário de vós, eu sou muito mais prático e poupado. Não gasto dinheiro em espuma de barbear nem em lâminas. Uso uma máquina (que já tem a bateria viciada e alguma ferrugem), aparo uma vez por semana e voilá. Sempre disse que há certos investimentos que valem a pena.
Opções são opções...