segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Há gajos com razão


«Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo. Morre lentamente quem destrói o seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajecto, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor, ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru. Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro ao branco e os pontos sobre os “ii” em detrimento de um remoinho de emoções, justamente as que roubam o brilho dos olhos, os sorrisos dos bocejos, os corações das desilusões e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva que cai incessante. Morre lentamente quem abandona um projecto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples acto de respirar.» P. Neruda

Eu conheço um punhado deles.

11 comentários:

JPC disse...

A começar pelos que me mostraram este Neruda e enviaram este vídeo.

Anónimo disse...

Quem me mostrou este Neruda foi um grande amigo de erasmus e ainda hoje tenho na minha parede a folha em que mo entregou e que também já tinha vivido numa parede em praga.
E está apresentado em três línguas - português, inglês e italiano. E também eu já passei este Neruda a outros, não outros quaisquer, mas sim os outros dois da vida airada, que andam por esse mundo fora e que de todos os que conheço posso dizer ter a certeza que vão ter das mortes mais lentas que se pode imaginar. E felizmente esses dois estão quase de volta :) ainda que por pouco tempo, porque se por cá ficassem iam morrer mais depressa...

Anónimo disse...

Deixo-te um grande abraço e estas duas pérolas:
http://br.youtube.com/watch?v=ZUJts90HIHc
http://br.youtube.com/watch?v=wj7LKI8rIUo

JPC disse...

Conheço bem, essas pérolas :)

RP disse...

É verdade...apresentaram-me este Neruda há algum tempo! E eu guardei-o bem guardado e obriguei-me a olhá-lo todos os dias. Depois abandonei- o numa casa, mas levei-o nas minhas palavras, agora transformadas. Obrigada por me relembrares.:)

JAC disse...

...e é por isso que às vezes não me importo que me pensem louca. Espero um dia poder "confessar que vivi"... e se eu tenho (MUITO orgulhosamente)feito por isso!

John Abreu disse...

Ofereço-te esta pérola que tu próprio me ofereceste! Grande. O Pablo? O vídeo? .. Os dois.

Rui Coelho disse...

Isto é bom como o milho.

O melhor post de chocolate do mundo! disse...

Já li este texto mil vezes e posso lê-lo outras mil. É maravilhoso. De tão grande. De tão simples. De tão verdadeiro que é.*

Rui Coelho disse...

Há gajos com metade da razão. Contasse eu as vezes em que te tenho ligado e a resposta é sempre igual e - -

A diferença é que hoje a resposta que oiço, sempre idêntica, vem num idioma diferente: "for the moment this number is unav.."






- - tinha de continuar o raciocínio nesta linha.

JPC disse...

É que hoje deitei-me cedinho, ó caramelo... Para quando aquele café de vizinho?