quarta-feira, 18 de abril de 2007

Pareço um miudo. E sortudo, ainda por cima. Há uma semana atrás recebi de oferta um MacBook. O preto. Lindo. Sete dias depois, escrevo uma pequena nota de avaliação. Cá vai disto.




Estética e física O portátil é muito bonito – vejam por vocês mesmos (fotos de terceiros). O preto fica-lhe muito bem, embora as dedadas insistam em se marcar na tampa. O tamanho é pouco maior que o de uma folha A4, talvez mais 1cm em cada lado, e a espessura reduzida favorece a portabilidade.
O teclado parece-me de elevada qualidade e a posição das teclas não é muito diferente de um PC – contudo, as funções são bastante diferentes. O ecrã brilhante é um das grandes a mais-valia do MacBook, com leitura facílima com a luminosidade apenas a um ponto – e são 16 ajustes no total –, o que ajuda na poupança de energia. A bateria é outro ponto favorável, com cerca de cinco horas em qualquer operação que não exija muito do processador, como vídeo ou o jogo Chess!! As colunas de som estão ao nível da Toshiba.

Ponto fraco - ainda aquece...
Os rumores de aquecimento excessivo dos primeiros MacBook não estão totalmente dissipados com esta nova geração equipada com Intel Core 2 Duo. Os processadores Intel são autênticos fornos e a espessura diminuta do MacBook fá-lo aquecer à esquerda, na zona onde estão concentradas as portas dos periféricos e alguns circuitos (ver foto; o espaço vazio é da bateria; à direita está a drive CD/DVD e o disco; ao centro o processador, com ventoinha). E isso incomoda o pulso, embora não dê para fritar ovos. Mas incomoda, ao fim de umas horas a processar texto. Resta saber se este não é o calcanhar de Aquiles do MacBook, pronto a sacrificar a sua longevidade. Esperemos que não.


Software
O Mac OS X é um sistema operativo muito mais intuitivo, simples, leve e criativo/animado do que o Windows XP ou Vista.
Instalação e remoção de programas estupendamente simples – arrastar o ícone para a pasta Aplications, para instalar, ou para o caixote do lixo para remover.
De série vêm algumas aplicações muito úteis e engraçadas, das quais destaco o Stickies, post-it digitais, amarelinhos e tudo, que podemos programar para ficar no ecrã cada vez que iniciamos o computador.
Existem imensas aplicações alternativas para tudo o que se possa imaginar: dezenas de vizualizadores de vídeo, de programas de chat a usar protocolo MSN, de compactadores, de tudo e mais alguma coisa e muitas vezes freeware; existem várias suites Office – incluindo a versão para Mac, do tio Bill – e programas específicos como os do universo Adobe têm versão para Mac. E os nomes dos programas são engraçados: Stuffit, Safari, Toast, etc.
O Mac OS X também tem um “Ctrl-Alt-Del” para abrir o gestor de programas e forçar a fechar alguma aplicação que tenha encravado – os tipos dizem que os programas podem encravar, mas o sistema operativo nunca congelará, como faz o Windows amiúde.
Certas configirações não demoram mais de 30segs. Exemplo: configurar a net wireless e-U que no estaminé onde estudo não é de acesso aberto, precisa utilizador e password, faz-se no Mac em 30segs, numa só janela e preenchendo quatro campos, enquanto que no Windows é preciso descarregar um certificado, instalá-lo, configurar especificidades na ligação, etc e tal e uns 5min depois é que estamos a navegar.

Ponto fraco - Safari, esse sacana
O browser da Mac, o Safari, tem alguma dificuldade em abrir, por exemplo, as páginas dos serviços de home-banking e do Blogger, o que me irrita solenemente. Isto deve-se a que 90% da internet seja feita para o browser da Microsoft, o Internet Explorer, creio eu. Mas precisamente para colmatar essas falhas é que existem outros browsers para Mac e eu ando a testar o famoso Firefox, para estas páginas que o Safari não abre. Usar dois browsers é chato, mas com o hábito vou lá.

Hardware
Agora a Mac usa equipamentos Intel. Este MacBook tem um processador Core 2 Duo a 2GHz com 4MB de cache, 1GB de RAM e gráfica Intel com 64MB. Até agora isto chega e sobra (muito…). O disco de 120GB é Toshiba, o que inspira fiabilidade, e é extremamente silencioso. A drive CD/DVD é Matsushita, fabricante japonês com tradição, o que também inspira confiança.
Quanto a algo que muito me irritava no PC, a antena wireless ou o software que a geria, no MacBook nunca perco uma ligação à rede. Ou é da antena em si ou é do Airport, programa que a gere, a qualidade é alta.

Usabilidade - e a função Delete!!
Nos primeiros dias foi muito difícil perceber o Mac porque os atalhos do teclado são totalmente diferentes. Mas depois de chatear uns amigos, de ler o guia da Apple em 101 passos para quem muda de Windows para Mac, e de pesquisar um pouquito na net e no Spotlight – o fenomenal sistema de pesquisa e ajuda do Mac, que mete o Help ou o Search do Windows a um canto – lá percebi para que serve o Control; o Alt; o Apple; que a tecla Fn tem que ser activada nas Preferences; como usar o Pg Up, Down, Home e End; como saltar de palavra em palavra no Word; etc.
O que mais me incomodava acabei de resolver há dois minutos: o MacBook não tem a tecla/função Delete, aquela que apaga para a direita do cursor – e não para a esquerda, que essa é o Backspace – mas eu descobri e informo que o Delete no Word ou qualquer outro programa se faz assim Fn + Backspace (a tecla “apagar”)! Rejubilem…

E pronto, desta forma se contorna o vazio criativo, o monumental volume de trabalho presente e se escreve alguma coisa neste Pudim fora de prazo…

15 comentários:

Anónimo disse...

Fico sempre com um sorriso estampado na cara de cada vez que alguém se rende ao tecnologicamente maravilhoso mundo da apple.
Já sabes o que se diz... Uma vez experimentando MAC, não se quer outra coisa. Vicia... ;)

o (grande) autor disse...

Once you go MAC, you'll never go back.

o (grande) autor disse...

ou era outra coisa?
ahahahah

Anónimo disse...

És o MÁIOR!! Descobriste o Delete
Com tanta pesquisa deves saber mais sobre Macs do que eu, que os uso há cerca de 6 anos... =)

Maria de Castro disse...

Não façais inveja ao próximo!

Maria de Castro disse...

Quando for grande, quero um igual mas em "blaquinho"!

John Abreu disse...

Já não bastava vê-lo todos os dias na faculdade.. ainda tenho que lê-lo e.. vê-lo outra vez!! Por favor.. se alguém estiver interessado em oferecer MacBooks a alguém, assim como-quem-não-quer-a-coisa, mande-me um mail =) Primeiro, mais uma pessoa será feliz no mundo! E em segundo lugar, prometo recompensar com trabalhos de escravidão em FinalCut Pro.. Aperture.. o que quiserem que eu aprenda, assim rapidinho .. lol .. Agora a sério: Parabéns João, mereces, mesmo muito!

JAC disse...

eish pirraça e quê... não fiquem invejosos, tá cheio de dedadas pessoal!

Ainda por cima SÓ tem 6 horas de bateria.................

Luís Ricardo Duarte disse...

e não dizias nada ao pessoal. Estou a ver, estou a ver :)
Parabéns, também pela festa de anos, foi muito bonita.
Um abraço,
RD

JPC disse...

Ora essa, foi pensada para vocês :)

Anónimo disse...

A grande vantagem dos MacBooks é (para além do bonito!) o MacOS: um (muito) bom SO! Não é por acaso que a Microsoft o tenta copiar...
Mas para quem prefere o "mundo livre": "ni dios, ni amo" (nem Windows, nem MacOS).
Até porque a Apple só não é igual à Microsoft porque tem uma cota de mercado muuuuuito inferior: DRM, falta de interoperabilidade, "lock in" ("Once you go MAC, you'll never go back"), etc. Quem usa o Windows também já "never go back"... porquer não pode!

Abraço! Bom blog!

(blargh)

Anónimo disse...

JPC, tudo bem? achei ótimo esse review que vc fez do macbook, estou prestes a trocar de notebook e o artigo foi muito útil.
Mas eu queria te perguntar uma coisa: o peso dele não incomoda você quando vai carregá-lo (transportá-lo)?
Aqui no Brasil poucas pessoas usam mac, então é difícil um amigo para dar umas dicas..
obrigado.

JPC disse...

Roberto, não sei quanto pesa o MacBook, mas é bastante leve mesmo. O peso não deve ser argumento que te faça recuar na compra. Acredito mesmo que o MacBook seja mais leve que os Sony Vaio de 13,3".

Anónimo disse...

Muito obrigado JPC, tudo de bom p/vc.

Anónimo disse...

E aí irmão patrício, como vai?
Estou escrevendo só pra te dizer que realmente acabei ficando com um macbook, branco, da versão 2.16Ghz. Recebi ele ontem, depois de um período razoável de angústia (aqui no Brasil, pra compensar, tive que comprar um trazido direto dos USA... ainda bem que a garantia é mundial).
Assim como você, estou que apanho dele, pois nunca havia mac antes, mas aos poucos chego lá...
Muito obrigado.