terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

O João, o André e os outros
Está quase a fazer um ano que numa tarde que era mais quente no Jardim da Estrela do que em qualquer outro lugar de Lisboa, o João e o André me falaram do seu segundo projecto de cinema conjunto, enquanto realizadores. Pedras e cigarrilhas depois, levei para casa o guião.

Agora, quando muito já se alterou desde então; quando tudo está com fenomenal bom aspecto; porque acredito muito no João e no André, no seu talento, trabalho, dedicação e esforço; e porque também não me esqueço da equipa que trabalha com eles, igualmente talentosa e esforçada; é altura de lhes dedicar umas linhas.

Brevemente estreará a curta-metragem “Dez Beta”. Este filme de 10 minutos antecede e promove um outro projecto mais ambicioso, a longa-metragem “O Dez”. Mas enquanto este projecto ainda não saltou do guião, o outro, o “Dez Beta”, já foi todo filmado e está em pós-produção. E está muito, mas mesmo muito catita, pelo que pude ver nas filmagens e nalgumas cenas já montadas.

O “Dez Beta” tem um elenco profissional onde constam nomes conhecidos como José Pedro Gomes e Cláudia Semedo. Foi filmado em tecnologia Sony HD — para quem não sabe, isso é high definition; e eu posso assegurar que é mesmo high definition. E mais não digo, não faço sinopses, não conto a estória, nada nadinha, para vocês descobrirem sozinhos nos endereços que indico abaixo. Vá, apenas lhes roubo umas fotografias de cena, para vos aguçar o apetite.

Se quiserem saber mais, é muito simples:

1. Vão a www.odez.net e registem-se (na página principal, à esquerda, em baixo). Os rapazes precisam de muitos registos e assim vocês também ficam aptos a receber informações de ambos os projectos por email.

2. Naveguem pelo site www.odez.net, que é a tal longa-metragem “O Dez”, sim, essa que ainda não saiu do papel e que é uma obra conjunta de dez realizadores e dez argumentistas. Leiam sobre a ideia e a estória que lhe subjaz. Vejam os dez oráculos, um pequeno vídeo por cada estória. Leiam um pedacito de cada argumento e vejam quem são os autores e realizadores (no meio dos desconhecidos estão Nuno Markl e Filipe Homem de Fonseca…).

3. Voltem a www.odez.net e entrem como utilizadores registados (login na página principal, à direita, em baixo). Naveguem à vontade.

4. Passem pelo blogue do projecto, em http://www.projectodez.blogspot.com/.

5. Fiquem atentos. Vai valer a pena ver a curta-metragem “Dez Beta”. Tal como vai valer a pena ver a longa “O Dez”, logo que os rapazes consigam os meios para a pôr em marcha.

5 comentários:

Filipe Pedro disse...

Especifica a Alta Definição - filmagens em HDCAM, DVCPRO HD ou HDV?
Estou curioso. Abraço.

Anónimo disse...

para o bla (filipe?):
HDV com a Sony Z-1 apetrechada com alguns filtros e umas mãozinhas de ouro do Nuno Assunção.

para o j:
Obrigado pela força! Belas palavras. Sabe bem.

Filipe Pedro disse...

Elah, estou muito curioso. Tenho trabalhado quase diariamente com a Z1 e conheço o potencial da `bicha´. Mas para coisas futuras podem estabelecer uma parceria connosco (Mastershot) e trabalhar com a novíssima Panasonic AJ-HDX900 - DVCPRO HD 100mb/seg. Bons trabalhos! Filipe Pedro

J.B. disse...

Gostei muito do que li, obrigado pelo texto e pela presença de ontem. Abraço.

John Abreu disse...

Já dizia alguém-que-eu-não-me-lembro-porque-os-copos-já-eram-alguns:
Não são 2, nem 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9. São DEZ em 1.

Abraço de mais um Deziano ()